RECIMO Monografias

O Repositório Científico de Moçambique (RECIMO) é um conjunto de serviços de informação, gestão, armazenamento, preservação, disseminação e acesso a objectos digitais produzidos no universo das actividades de ensino, investigação, extensão e inovação das Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica Nacionais.

O RECIMO subdivide-se em dois subsistemas de repositórios, a saber: RECIMO – Publicações Científicas e RECIMO – Monografias.

O RECIMO – Monografias regista e agrega trabalhos apresentados em jornadas estudantis, trabalhos de conclusão de curso de licenciatura e especialização ministrados pelas Instituições de Ensino Superior.

Desenvolvido por @INAGE,IP
 

Recent Submissions

Organizational Unit
Item
Implementação de Interoperabilidade entre Repositórios Digitais por meio do Protocolo
(2013-03-10) Oliveira, Renan
OAI-PMH (Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting) is a protocol that allows participants of Open Archives Initiative to expose their meta data for external applications to collect them. This protocol has been ratified as an efficient mechanism for the implementation of interoperability between libraries and digital repositories. This paper aims to present and analyze OAI-PMH, considering theoretical and practical aspects.
Item
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA ENAP: CONTEÚDOS ABERTOS, INTELIGÊNCIA COLETIVA E INOVAÇÃO
(2015-05-26) Muller, Claudia Cristina
Em 2013, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) criou a Coordenação Geral de Gestão da Informação e do Conhecimento (CGCON), para valorizar o capital intelectual e desenvolver práticas que priorizem a gestão do conhecimento com participação social, o acesso aberto à informação e ao conhecimento, a transparência, o uso e o reuso dos materiais produzidos. Nessa direção, este artigo relata o planejamento e o desenvolvimento do “Repositório Institucional da ENAP”, considerado o acervo do conhecimento da instituição, onde toda a produção intelectual está preservada e pode ser livremente acessada no endereço eletrônico repositorio.enap.gov.br, sem necessidade de qualquer cadastro. Contém documentos da memória organizacional, estudos de caso para a aprendizagem organizacional, práticas inovadoras da Administração Pública Federal, publicações da ENAP e de suas parcerias, produção científica de cursos de pós-graduação, objetos educacionais, entre outros materiais. Dentro dos princípios de abertura e transparência, importantes valores da organização, o Repositório traz conteúdos abertos e recursos educacionais - mais de 1.700 materiais - para uso e reuso e que contribuem sobremaneira para a formação e o desenvolvimento dos servidores públicos. O Repositório foi construído com inteligência coletiva e inovação no fluxo de trabalho e nos processos de gestão do Repositório.
Item
REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS DE ACESSO ABERTO: cenário nos países ibero-americanos
(2014-05) Coco, Ana Paula; Rodrigues, Rosângela Schwarz
Os repositórios de acesso aberto surgem como alternativa para aumentar a visibilidade da produção científica das instituições. O objetivo deste artigo consiste em analisar os repositórios institucionais de acesso aberto dos países ibero-americanos cadastrados no Registry of Open Access Repositories, por meio a) da identificação das instituições que mantém repositórios, b) da caracterização das coleções e c) da descrição dos mecanismos de apresentação dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza descritiva, exploratória, documental e quantitativa, utilizando a ficha documental como instrumento de coleta e estatística descritiva para a análise dos dados. Os resultados mostraram que, dos 180 repositórios cadastrados no ROAR como repositórios institucionais ou departamentais dos países ibero americanos, 48,3% (87) atenderam aos critérios para inclusão no trabalho. Foi possível identificar que 36,8% (32) têm as bibliotecas e centros de documentação e informação como responsáveis pelo gerenciamento, e 83,9% (73) utilizam o software DSpace e registraram mais de 119 tipos de coleções. Na verificação dos mecanismos de apresentação e preservação, constatou-se que 94,2% (82) estão cadastrados em formato PDF, 90,8% (79) dos repositórios utilizam o serviço de identificador persistente, e 47,1% (41) utilizam as licenças Creative Commons.